Reunião todo sábado, as 17,00 horas na Casa da Cultura

Eventos abertos aos amantes da leitura e da escrita.
50 anos de serviços pela cultura e educação
Reuniões todo sábado as 17,00 horas na Casa da Cultura
Blog não oficial criado e divulgado por colaborador

terça-feira, 27 de março de 2012

Clube de Letras de Sete Lagoas empossa nova diretoria



Tomou posse no último dia 17, na reunião em comemoração ao Dia da Poesia, a nova diretoria do Clube de Letras de Sete Lagoas que atuará no biênio 2012/2013. Eleita no último dia 10, a nova diretoria contará com Rosana Macedo Pontes como presidente, Nanci Rodrigues Zurmely como vice presidente, Juliana Machado Cruz e Luiz Dias Vasconcelos como 1º e 2º secretários, Nilson Ferreira Machado e Antônio Eugênio de Matos como 1º e 2º tesoureiros, Magna Alves Dias e Carlito Alves Rodrigues como bibliotecários e João Batista Drummond e Ana Maria Reis Drummond como relações públicas. A assistência do Departamento Infanto-juvenil “Sangue Novo” ficará nas mãos da ex presidente do Clube, Mariza da Conceição Pereira.
O termo de compromisso será assinado no próximo Serão Poético que acontecerá no dia 07 de abril.
História das ações culturais
Nascido em um cenário de tensão e insegurança proporcionado pela Ditadura Militar que vigorava no Brasil nos idos de 1964, o Clube de Letras de Sete Lagoas surgiu da intenção de unir jovens na busca da valorização da cultura e movimentação das ações culturais da cidade.
O grupo composto por nove jovens liderados por Marcio Vicente da Silveira Santos ganhou a simpatia e o apoio de lideranças locais e conseguiram mudar os rumos da cultura sete-lagoana. Segundo Mariza da Conceição Pereira, ex presidente do Clube de Letras e atual assistente do departamento infanto-juvenil do Clube, “nos 48 anos de existência do Clube de Letras lutamos para criar a universidade, a Casa da Cultura, a Biblioteca Municipal. Também atuamos pela reedificação do coreto da praça Tiradentes, para a reativação do Museu Histórico e para a revitalização do Centro Cultural Nhô Quim Drummond, o nosso querido Casarão. São ações que contam muito da história cultural de Sete Lagoas e contribuíram para a cultura de outras cidades”.
Ainda de acordo com Mariza, outros movimentos surgiram através do Clube de Letras, como a Associação Sete-lagoana de Letras e a União Brasileira de Trovadores.
Faziam parte do grupo inicial do Clube de Letras, além de Marcio Vicente, João Carlos de Andrade, Geraldo José de Paula Moura, Ronaldo Gonçalves, Waldir Rodrigues Rocha, Edson Ferreira de Jesus, Fernando Holmes de Lima, Geraldo Elísio M. Lopes e Evaldo Lopes de Alencar. Incentivando cada vez mais as atividades literário-poéticas, o Clube de Letras realiza mensalmente o Serão Poético, que este mês completou 198 edições. Reúne jovens, adultos e idosos através do gosto pela leitura.
O Clube de Letras é aberto a todas as pessoas que admiram a literatura. As reuniões semanais, sempre aos sábados, acontecem na sede do Clube, localizado na Casa da Cultura – Avenida Getúlio Vargas, 91 Centro, das 17h às 19horas.



Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Sete Lagoas